top of page

É difícil viver em um bairro que você corre perigo. É triste você chegar em casa, depois da meia-noite, e ainda sentir medo de que algo aconteça com você ou com algum familiar. Existem muitos casos de roubos e muitos barulhos de tiros frequentemente no João XXIII, zona oeste de São Paulo. Já aconteceu desse lugar ser muito mais perigoso do que é hoje; isso foi há muito tempo. Eu ainda era pequena, tinha uns 4 anos, e ainda ,me lembro de como era. Minha rua, principalmente, era fechada e só se viam homens grandes com armas enormes, e a frase sempre era a mesma: “ entra que vamos tocar o tiro “. Era assim que acabava o dia, com troca de tiros direto. As crianças cresciam lembrando disso,  com essa memória sobre o lugar onde viviam.

Sempre existiu o medo, sempre existiram as mortes, sempre existiram os conflitos, mas também sempre existiram as pessoas boas. Havia quem sempre se ajudava, que sempre se respeitava, independentemente se a pessoa era da vida errada ou não. O respeito sempre vinha acima de todas as coisas, o preconceito com as pessoas do bairro nunca acontecia, e , como todas as mães ensinavam, ele “ vinha de berço “.

 Com o tempo, isso passou, isso acalmou. Mas ainda vemos que a violência, o desrespeito estão voltando aos poucos. Talvez, a única diferença é que, agora, não é tão agressivo como era. Escutamos bastante sobre os roubos, escutamos bastante sobre as mortes, escutamos bastante sobre o trafico, e escutamos bastante sobre os tiros. Infelizmente, ainda faltam muitas mudanças, atitudes políticas para conquistar um espaço mais harmônicos e pacíficos. A realidade do bairro João XXIII ainda constitui um quadro muito triste de nossa sociedade.

 

A REALIDADE NÃO É BOA 

CRÔNICAS 

A vida não é injusta, já começa por ai

Estava fazendo o caminho de sempre em direção a escola. Ao atravessar a rua me deparo com Malala Yoursfzai. "O que essa garota está fazendo aqui no João XXIII?", pensei. A menina estava com uma expressão completamente surpresa, tal expressão que inicialmente não consegui decifrar se era positiva. Conto lhes o restante da história.

Fui até Malala juntamente com meu inglês extremamente mediano, e puxei assunto. Muito simpática, ela correspondeu e começou a me perguntar sobre a educação do meu bairro. Quando lhe contei, ao meu ponto de vista, a eduação não era 100%, mas era muito fácil entrar em uma escola, e, mesmo assim muitos desistiam dos estudos, seus olhos se enxergam de lágrimas e a expressão surpresa voltou ao seu rosto.

Com a voz um pouco embagada, Malala me disse onde morava, o acesso à educação era muito difícil, e que muitas pessoas do seu país dariam tudo para ter livre acesso ao estudo. Meninas, por exemplo, não podiam frequentar a escola, e as que frequentavam "clandestinamente" corriam risco de morrer.

Durante a conversa com Malala pensei em como a vida nos dá coisas que desprezamos, mas se estivéssemos na situação de outra pessoa, agarraríamos as oportunidades com unhas e dentes. Não adianta apenas reclamar, e dizer que as coisas acontecem com você, são as mais erradas possíveis. Levante. Tente. Pois nada vai acontecer, se você ficar de braços cruzados vendo o tempo passar.

SIGNOS 

Áries: O ariano é naturalmente estressado e detesta alunos que fazem observações óbvias para inflar seu ego. Áries é o primeiro signo do zodíaco, e neste sentido seu papel é começar algo e liderar. Apesar de sua personalidade forte fica tudo bem se o grupo acatar o que ele disser.

Aquário: O aquariano é independente e se dá muito bem em trabalhos solo, assim como os em equipe. Pessoas desse signo são tipicamente originais e intelectuais. Se está precisando de uma dupla essa é uma ótima opção.

Gêmeos: O geminiano tem habilidade para a troca de idéias e aprendizado. Geralmente são hiperativos e indecisos. O planeta regente desse signo é Mercúrio, portanto, são extremamente comunicativos, o que ás vezes não é tão bom assim, uma vez que acumulam uma quantidade considerável de notificações de excesso de conversa.

Touro: Taurinos são obviamente ótimos alunos, uma vez que são extremamente responsáveis e dedicados. São habilidosos em artes em geral. Pessoas nascidas nesse período são muito ligadas à comida, o que é uma ótima explicação para estarem sempre com um lanchinho na mão durante as aulas.

Câncer: Cancerianos são extremamente centradas, mas ao mesmo tempo sentimentais. Pessimismo é uma palavra que define facilmente esse signo, qualquer sinal de que algo vai dar errado é uma oportunidade para fazer tempestade em copo d'água. 

Leão: Leoninos são muito criativos, confiam e admiram muito seu trabalho, mesmo que não esteja tão bom assim. O corpo celeste regente desse signo não é o Sol a toa, pois acham que são o centro do universo, e detestam não ser tratados como rei. É extremamente comum encontrá-los atrapalhando a aula a fim de se maquiar. Se ainda não perceberam leoninos são muito vaidosos.

Virgem: Virginianos são extremamente críticos em relação ao trabalho, seja com o seu ou com o dos outros. Pessoas nascidas sob esse signo têm o perfeccionismo no sangue. Outra característica do signo de virgem é encontrar uma forma mais prática de realizar qualquer tipo de tarefa, o que pode ser bem útil quando deixam trabalho para a última hora.

Libra: Os librianos são bem _good vibes_ . Não gostam de conflitos e sempre que se envolvem em um são 100% imparciais. Assim como os geminianos são muito indecisos, o que não é muito agradável quando se tem uma prova com questões objetivas para responder.

Escorpião: Escorpianos são 100%  dedicados e tentam ao máximo controlar seu lado negativo. São ótimos oradores e têm bom desempenho.

Peixes: Divertido, estressados, animados, assim são os piscianos. Não gostam de ficar o tempo todo no mesmo lugar, então é muito provável, na verdade 100% certeiro, que não respeite o mapeamento de sala. Além disso são extremamente participativos e ótimos lideres.

Capricórnio: Capricornianos são extremamente produtivos e práticos, além de insuportavelmente teimosos. Não tente contrariá-los se não quiser receber xingamentos ou repostas agressivas. Por tudo o que há mais sagrado, NÃO deixe um capricorniano ser líder de alguma coisa.
Sagitário: Sagitarianos são como aquele tio que todo natal diz: "Mas é pavê ou 'pacomê'?". Falam a verdade tentando disfarçá-la com piadas (quase sempre sem graça).

Descrição dos Signos

Previsão dos Signos

Áries: Fique atento aos sinais que o universo te dá em relação à sua vida amorosa, que pode piorar ou melhorar muito. Não seja grosso com as pessoas. Lembre-se de que você pode estar xingando o futuro amor da sua vida.

Aquário: Plutão e Mercúrio estão em gêmeos, o que não te diz absolutamente nada, mas não descuide da sua vida acadêmica e lembre de sempre beber 2 litros de água por dia.

Gêmeos: Sua vida amorosa (que já está ruim) tende a piorar, mas o importante é que você tem saúde, quer dizer, isso se você não pegar uma gripe.

Touro: Sua vida tende a ficar linear por um tempo, mas não significa que você não pode sair da rotina vez ou outra. Me levar para jantar naquele restaurante que abriu perto da sua casa pode ser uma boa.

Câncer: Uma onda de tristeza e um pouco de drama podem estar chegando para você essa semana. Visite aquele psicologo que você ia quando tinha sete anos de idade, ou simplesmente faça uma maratona na Netflix enquanto come chocolate desesperadamente.

Leão: Pare de postar "atura ou surta" como se tu  fosse o centro do universo. Ninguém liga pra você.

Virgem: Pare de julgar o trabalho alheio como se você fosse jurado de um reality de tv. Deixe essa tarefa para quem sabe do que está falando, diferente de você, beijos.

Libra:Eleições chegando, e com ela muitas tretas e situações em que você terá que se posicionar contra ou a favor de algo. Só tenho algo para te dizer: Boa sorte e não destrua suas amizades com isso rs.

Escorpião: Melhor ter pedras no caminho, do que nos rins. Se hidrate.

Peixes: Seu futuro pode estar ligado à muitas viagens. Mas não se iluda, talvez elas sejam viagens de um cômodo para o outro.

Capricórnio: Não deixe pra amanhã a treta que você pode arranjar hoje. 

Sagitário: O Natal está chegando e talvez a sobremesa seja reta e não torta. 

Sousa, Isabela. 16/11/2017. São Paulo

Ribeiro, Joyce e Mattos, Julia. 16/11/2017. São Paulo

Mattos, Julia. 16/11/2017. São Paulo

 Agradecemos ao Colégio São Luis pela oportunidade de montar este jornal, pois foi uma experiência inexplicável.

 Á direção das escolas envolvidas, deixamos o nossos muito obrigado pelo acolhimento e apoio. 

 Também gostaria de deixar registrado nossa imensa gratidão aos alunos da Etec, em especial, Giovana Fernandes e Guilherme Correa que fizeram parte deste projeto conosco. 

Agradecimentos 

bottom of page